Toponímia – Origem dos nomes
Livramento
Rosto do Cão
Pico do Fogo
O “Pico do Fogo”, descrito no volume XIII, do Arquivo dos Açores, estará na origem do nome atribuído à zona mais distante da freguesia.
“…um dos cones mais perfeitamente definidos da Ilha é o “Pico do Fogo”, assim cahamado, por causa do aspecto das rochas que o compõem. Ergue-se do centro da região mais estreita de S.Miguel com uma regularidade de contorno, à altura de seiscentos e quarenta e sete pés”.
“O aspecto actual do “Pico do Fogo” é tão regular e belo que dificilmente, à primeira vista, se atribuirá a sua origem à acção vulcânica”.
“Do Cume do “Pico do Fogo” vemos o curso de umas poucas correntes contínuas de lava, estendendo-se e juntando-se para o norte”.
“Frequentes vezes a lava acha-se encoberta pelas urzes e outros arbustos e algumas vezes pelos campos de trigo que se desenvolvem naqueles lugares, onde uma decomposição mais rápida das rochas produziu terreno fértil”.
Canada Moinho de Vento
Algumas ruas chamadas do “Moinho de Vento” devem provavelmente o seu nome a nelas terem existido um destes moinhos.
É o caso do arruamento “Canada do Moinho e Vento”, onde ainda se encontra as paredes de um antigo moinho, propriedade da família do Visconde do Porto Formoso.